ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MOCOCA

por Gabriel Delena publicado 27/05/2024 10h52, última modificação 27/05/2024 10h52
Na última semana a Câmara Municipal de Mococa foi palco de uma importante audiência pública organizada pela vereadora Valdirene da Silva Miranda, Presidente da Comissão dos Direitos da Mulheres, da Crianças e Adolescentes.

O evento, parte das atividades do Maio Laranja, mês dedicado ao combate à exploração sexual de jovens e adolescentes, e reuniu diversos membros da comunidade local para discutir estratégias e ações contra a violência infantojuvenil.

A audiência contou com a presença das Conselheiras Tutelares de Mococa, que ofereceram uma perspectiva técnica e prática sobre os desafios e as soluções necessárias para enfrentar o problema do abuso infantil. Representantes de escolas da cidade, alunos e outros convidados também participaram, enriquecendo o debate com suas dúvidas e sugestões.

A Vereadora Valdirene da Silva Miranda abriu a sessão enfatizando a urgência de medidas efetivas para proteger as crianças e adolescentes da comunidade. “Precisamos de um esforço conjunto, envolvendo a sociedade civil, as instituições educacionais e as autoridades locais, para criar um ambiente seguro e acolhedor para nossos jovens”, afirmou.

Durante a palestra, foram abordados temas como a identificação de sinais de abuso, os canais de denúncia disponíveis e a importância da educação preventiva nas escolas. Os palestrantes destacaram a necessidade de uma rede de apoio robusta, que inclua não apenas a proteção imediata das vítimas, mas também o acompanhamento psicológico e social a longo prazo.

Os alunos presentes participaram ativamente, fazendo perguntas e compartilhando suas preocupações e sugestões. A interação entre os jovens e os profissionais da área foi um dos pontos altos do evento, mostrando a importância de envolver os próprios adolescentes nas discussões sobre sua proteção.

“Cada um de nós tem um papel fundamental na proteção de nossas crianças e adolescentes. Juntos, podemos fazer a diferença”, concluiu Val Miranda.

O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, que elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de continuar promovendo debates e ações educativas sobre o tema. A Câmara Municipal de Mococa reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e planeja novas atividades para fortalecer essa causa.