Comunicação Não Violenta: aprendendo a se comunicar com respeito e empatia

por Gabriel Delena publicado 12/06/2024 13h39, última modificação 12/06/2024 13h39
Dia 11 de junho de 2024, as turmas de 6º ano da EE “Oscar Villares” tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre Comunicação Não Violenta, ministrada pelo Cabo Marcelo Martins da Polícia Militar do Estado. A palestra contou com a presença de Paulo Sérgio Miquelin, Presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Mococa, e Adriana Batista da Silva, Vice-Presidente da Escola do Legislativo, que apoiaram a iniciativa.

A palestra, fruto da parceria entre a Polícia Militar, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Mococa e a EE “Oscar Villares”, abordou a importância da comunicação não violenta como ferramenta para a resolução de conflitos e a construção de relacionamentos mais saudáveis.

Durante a palestra, os alunos aprenderam sobre os princípios da Comunicação Não Violenta, como identificar seus próprios sentimentos e necessidades, expressar seus sentimentos de forma honesta e direta, escutar com atenção o que o outro tem a dizer, e buscar soluções que atendam às necessidades de todos. Esses princípios são fundamentais para uma comunicação eficaz e para a construção de relacionamentos mais saudáveis.

Os alunos também puderam discutir exemplos práticos de como aplicar a Comunicação Não Violenta em seu dia a dia, como em casa, na escola e com os amigos.

Ao final da palestra, todos os alunos receberam um certificado de participação.

Acreditamos que a Comunicação Não Violenta é uma ferramenta valiosa para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa. Agradecemos ao Cabo Marcelo Martins por sua palestra inspiradora e aos parceiros que tornaram este evento possível.